publicidade

Pisos e revestimentos horizontais >> Lajes pré-fabricadas

Painéis maciços de concreto armado


Características técnicas para atender a norma:

Podem ser adotadas como referências as NBR 9062 e a NBR 6118.

Solicitar a qualificação ou certificação do produto

Obs.: A empresa deverá informar se o seu produto é qualificado ou certificado, o programa, a entidade coordenadora geral, a entidade gestora técnica ou o OCP (Organismo de Certificação do Produto).

Solicitar informações sobre a classificação ambiental

  • Classificação do resíduo: conforme resolução CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) 307, de 05 de julho de 2002, e 431, de 24 de maio de 2011, os resíduos de painéis maciço de concreto armado podem ser considerados de classe A (concreto) e de classe B (aço). 
  • O FABRICANTE DEVE INFORMAR A CLASSE DO SEU PRODUTO.
  • Destinação do resíduo: Os resíduos de classe A deverão ser destinados a aterros de resíduos da construção civil ou a usinas de reciclagem como agregados. Os resíduos de classe B são recicláveis.
  • O FABRICANTE DEVE INFORMAR A DESTINAÇÃO, CONFORME RESOLUÇÃO DO CONAMA

Obs.: Caso a empresa tenha DECLARAÇÃO AMBIENTAL DO PRODUTO, solicitar as informações.

DESEMPENHO

  • Desempenho estrutural e segurança no uso e operação (NBR 15575-3)
    A empresa deve informar características de desempenho estrutural, como: resistência e deslocamentos sob ação de cargas permanentes, acidentais e devidas ao vento; resistência a impactos de corpo mole e corpo duro; resistência a cargas verticais concentradas do sistema de piso; resistência a cargas de ocupação (peças suspensas).
  • Estanqueidade à água
    A empresa deve informar as condições de estanqueidade à água de sistemas de pisos de áreas molhadas.
  • Segurança ao fogo (NBR 15575-3)
    Informar valores de resistência ao fogo do sistema de piso.
  • Desempenho acústico
    A empresa deve informar características relativas à isolação sonora do sistema de piso, considerando ruídos aéreos e ruídos de impacto.
  • Durabilidade
    A empresa deverá apresentar informações a respeito da vida útil de projeto do produto.

Manutenção

O fabricante deverá especificar os serviços de manutenção para atingir a vida útil de projeto e as condições e equipamentos necessários à realização dos serviços de manutenção.

 

Como Comprar

Itens a serem verificados e/ou solicitados no momento da compra e recebimento.

  • Capacidade de suporte da laje a ser executada.
  • Checar se o cobrimento cumpre as normas e especificações de durabilidade (cobrimento, fck , resistência do concreto, fator água/cimento, deformabilidade etc.); se a capacidade da laje é adequada às solicitações de projeto e se os arranques previstos na produção são compatíveis ao funcionamento da estrutura.
  • No momento da cotação, levar em conta a necessidade de escoramento e a quantidade especificada; a deformabilidade do produto; o cobrimento da armadura e classe do concreto utilizado e, por fim, a largura da régua de concreto.
  • Quando o produto é entregue na obra, verificar se as dimensões da base de concreto e a armação treliçada seguem as especificações contratadas. No descarregamento, deve-se cuidar para que as peças sejam transportadas por meio dos pontos de apoio recomendados pelo fabricante.
  • A atenção às bases das lajes também se ajusta ao armazenamento. As placas devem ser armazenadas sobre calços, nas distâncias recomendadas.
  • Recomenda-se que o pedido seja feito com, no mínimo, dez dias de antecedência da data prevista para a concretagem. Esse intervalo de tempo é necessário para a medição da obra, fabricação e cura adequada do material, elaboração do desenho de montagem, entrega do produto e colocação do material.

publicidade

publicidade

Destaques da Loja Pini

A consulta dos profissionais ao site CONSTRUNORMAS não substitui, em hipótese alguma, o exame detalhado das normas técnicas vigentes junto à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Pelo contrário, as interpretações e apontamentos reunidos no site visam facilitar e estimular o consumo frequente das informações integralmente contidas nos textos das normas, comercializadas nos canais autorizados pela ABNT (http://www.abnt.org.br/)