publicidade

Pisos e revestimentos horizontais >> Revestimentos aderidos

Ladrilho hidráulico

Características técnicas para atender a norma:

Norma ABNT NBR 9.457:2013 - Ladrilhos hidráulicos para pavimentação - Especificação e métodos de ensaio

Item

Requisitos

Classes de uso

Tráfego de pedestres

Instalação utilizada em calçadas, praças e demais situações onde não é permitido o tráfego de veículos

Passagem de veículos leves

Instalação sujeita ao tráfego de veículos leves, como estacionamentos, acessos e entradas de veículos, onde o tráfego de veículos comerciais é esporádico

Comprimento nominal máximo

400 mm

Largura nominal mínima

100 mm

Espessura nominal mínima

18 mm

Resistência característica à flexão

3,5 MPa

Empenamento

Não superior a 3 mm

Esconsidade

Não superior a 3 mm

Tolerâncias dimensionais (em mm)

Norma ABNT NBR 9.457:2013 - Ladrilhos hidráulicos para pavimentação - Especificação e métodos de ensaio

Espessura nominal

Tolerâncias

Comprimento

Largura

Espessura

18 a 20

± 3

± 3

± 1

> 20

± 3

± 3

± 2

Solicitar a qualificação ou certificação do produto

Obs.: A empresa deverá informar se o seu produto é qualificado ou certificado, o programa, a entidade coordenadora geral, a entidade gestora técnica ou o Organismo de Certificação do Produto (OCP).

Solicitar informações sobre a classificação ambiental

  • Classificação do resíduo: conforme resolução Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) 307 de 05 de julho de 2002, 348 de 16 de agosto de 2004, 431 de 24 de maio de 2011, 448 de 18 de janeiro de 2012 e 469 de 30 de julho de 2015, os resíduos de ladrilho hidráulico podem ser considerados de classe A.
  • O FABRICANTE DEVE INFORMAR A CLASSE DO SEU PRODUTO.
  • Destinação do resíduo: Os resíduos de classe A deverão ser destinados a aterros de resíduos da construção civil ou a usinas de reciclagem como agregados.
  • O FABRICANTE DEVE INFORMAR A DESTINAÇÃO, CONFORME RESOLUÇÃO DO CONAMA

Obs.: Caso a empresa tenha DECLARAÇÃO AMBIENTAL DO PRODUTO, solicitar as informações.

Nota: Verificar junto ao fabricante, se não houve incorporação de outros produtos ao processo original de produção de ladrilho hidráulico, inclusive pigmentos, que podem alterar a classificação e a destinação dos resíduos.

DESEMPENHO

  • Desempenho estrutural e segurança no uso e operação (ABNT NBR 15.575-3)
    A empresa deve informar características de desempenho do revestimento de piso, como resistência ao impacto de corpo duro e coeficiente de atrito dinâmico.
  • Estanqueidade à água
    A estanqueidade à água de sistemas de pisos está prevista na ABNT NBR 15.575-3:2013, e é considerada para o sistema de piso adotado em áreas molhadas, incluindo camada de revestimento, como é o caso da camada de ladrilhos hidráulicos. A empresa deve fornecer informações a respeito das condições necessárias de estanqueidade à água e de resistência à umidade para pisos de áreas molhadas.
  • Desempenho acústico
    A isolação a ruídos aéreos e a ruídos de impacto em pisos é prevista na NBR 15.575-3:2013, e é considerada para o sistema de piso adotado na edificação habitacional, incluindo camada de revestimento, como é o caso da camada de ladrilhos hidráulicos. A empresa pode informar valores de isolação a ruídos aéreos e ruídos de impactos no piso, considerando o sistema de piso e não somente a camada de acabamento.
  • Funcionalidade e acessibilidade
    A empresa deverá apresentar informações a respeito de características especiais no caso de adaptação a pessoas portadoras de deficiências físicas ou pessoas com mobilidade reduzida.
  • Conforto tátil, visual e antropodinâmico
    A empresa deverá apresentar informações a respeito da planicidade da camada de acabamento. De acordo com a ABNT NBR 15.575-3, este critério não se aplica a camadas de acabamento com relevo.

Durabilidade
A empresa deverá apresentar informações a respeito: da resistência a agentes químicos; da resistência ao desgaste; e da vida útil de projeto do produto.

Manutenção

O fabricante deverá especificar os serviços de manutenção para atingir a vida útil de projeto e as condições e equipamentos necessários à realização dos serviços de manutenção.

publicidade

publicidade

Destaques da Loja Pini

A consulta dos profissionais ao site CONSTRUNORMAS não substitui, em hipótese alguma, o exame detalhado das normas técnicas vigentes junto à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Pelo contrário, as interpretações e apontamentos reunidos no site visam facilitar e estimular o consumo frequente das informações integralmente contidas nos textos das normas, comercializadas nos canais autorizados pela ABNT (http://www.abnt.org.br/)