publicidade

Notícias >>

Sistema Confea/Crea quer ampliar participação em comissões sobre normas técnicas

Entidade também se comprometeu a entender melhor e colaborar com o funcionamento da ABNT

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb
11/Abril/2017
Shutterstock

O Sistema Confea/Crea e Mútua se comprometeu com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a participar mais ativamente da elaboração e da avaliação de normas técnicas. A ideia principal é enviar profissionais para participar das discussões das normativas e também entender o funcionamento da ABNT.

"Nós do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), dos 27 Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) e da Mútua somos sócios mantenedores da ABNT. Com isso, podemos participar do conselho deliberativo e de todas as comissões. Os CBs têm uma estrutura em que, na hora de discutir normas ou revê-las, cada comitê se divide em comissões de estudo. Nesse GT, vamos identificar em quais as comissões e comitês podemos vir a ter profissionais do Sistema. Isso tem tudo a ver com a nossa área porque influencia a fiscalização profissional", comenta Fátima Có, gerente de relacionamentos institucionais.

Foi destacado também os 50 Comitês Brasileiros existentes e suas funções. "Eles se dividem em comissões de estudo. Vamos analisar em quais temos interesse em participar, mas o objetivo maior é conhecer de perto a atuação dessa entidade tão importante para o país. Vamos ter que demonstrar esse interesse por escrito, e depois, poderemos participar de todas as comissões de estudo. A ABNT considera fundamental a participação do Confea nesse processo", conclui Fátima.

O Sistema Confea/Crea e Mútua possui mais de 80 anos de funcionamento e representa profissionais de engenharia, agronomia, geologia, geografia, meteorologia, além de tecnólogos e técnicos dessas áreas.

publicidade

publicidade

Destaques da Loja Pini

A consulta dos profissionais ao site CONSTRUNORMAS não substitui, em hipótese alguma, o exame detalhado das normas técnicas vigentes junto à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Pelo contrário, as interpretações e apontamentos reunidos no site visam facilitar e estimular o consumo frequente das informações integralmente contidas nos textos das normas, comercializadas nos canais autorizados pela ABNT (http://www.abnt.org.br/)