publicidade

Notícias >>

Revisão de norma técnica de projeto, execução e manutenção de piscinas está em consulta pública

Principais alterações da NBR 10339 buscam, principalmente, evitar acidentes como afogamento

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
21/Dezembro/2016
Marcelo Scandaroli

Está em processo de revisão a NBR 10339: Piscina - Projeto, Execução e Manutenção, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), até o dia 12 de janeiro. O texto original foi consolidado há 20 anos e busca evitar acidentes como afogamento, em especial de crianças. A maior parte dos acidentes ocorre devido às sucções pelo ralo de fundo por cabelos compridos.

As mudanças, portanto, focam nesse tópico, sendo propostas sete alternativas para interromper o fluxo de sucção de qualquer dispositivo presente. A ideia é de que as novas piscinas já tenham as suas instalações hidráulicas e elétricas contempladas com mecanismos que garantam mais segurança a seus usuários.

Ainda há a preocupação com o uso e desempenhos das piscinas, como explica o coordenador da Comissão de Estudo Especial de Piscinas, Sérgio Fernando Domingues. "O foco principal desta norma é o desempenho no uso e operação das piscinas visando evitar-se acidentes gravíssimos especialmente na época de férias das crianças".

Ele detalha, ainda, outras medidas que podem ser tomadas para um maior cuidado no uso das piscinas. Entre elas, está a padronização da comunicação visual das características de cada piscina, de modo que os usuários saibam claramente as suas condições de utilização; condições no entorno da piscina, provindas da especificação dos pisos; e acessibilidade adequada, conforme NBR9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

Para acessar o texto e enviar sugestões, clique aqui

publicidade

publicidade

Destaques da Loja Pini

A consulta dos profissionais ao site CONSTRUNORMAS não substitui, em hipótese alguma, o exame detalhado das normas técnicas vigentes junto à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Pelo contrário, as interpretações e apontamentos reunidos no site visam facilitar e estimular o consumo frequente das informações integralmente contidas nos textos das normas, comercializadas nos canais autorizados pela ABNT (http://www.abnt.org.br/)