publicidade

Notícias >>

Publicada norma técnica sobre execução de forro autoportante com placas de gesso

NBR 16591 trata da placa de gesso mineralizado para tetos removíveis, estruturados com perfis metálicos clicados

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb
26/Abril/2017
Marcelo Scandaroli

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou na última semana a norma técnica NBR 16591 - Execução de Forro Autoportante com Placas de Gesso - Procedimento. Dividido em duas partes, o texto trata da placa de gesso mineralizado para tetos removíveis, estruturados com perfis metálicos clicados.

A criação da normativa foi necessária, segundo o CEE-205 Gesso Natural e Seus Derivados, após grande demanda do mercado por tetos falsos, removíveis e com produtos de gesso. A NBR 16591 regulamenta produtos fabricados por indústrias brasileiras como também disponibiliza dados de armazenagem, ensaios mecânicos e montagem do produto.

"Para os projetistas, a norma dispõe dos procedimentos de montagem e de segurança no que diz respeito às placas de gesso mineralizado e do dimensionamento correto dos perfis metálicos de sustentação", disse o representante da ABNT, Hildeberto Alencar, quando o texto estava em consulta pública até o último dia 26 de março.

publicidade

publicidade

Destaques da Loja Pini

A consulta dos profissionais ao site CONSTRUNORMAS não substitui, em hipótese alguma, o exame detalhado das normas técnicas vigentes junto à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Pelo contrário, as interpretações e apontamentos reunidos no site visam facilitar e estimular o consumo frequente das informações integralmente contidas nos textos das normas, comercializadas nos canais autorizados pela ABNT (http://www.abnt.org.br/)