publicidade

Notícias >>

Norma da ABNT aborda o envidraçamento de sacadas

Em vigor desde 2014, NBR 16259 trata de requisitos e métodos de ensaio

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb
19/Junho/2017
Marcelo Scandaroli

A Associação Brasileiras de Normas Técnicas (ABNT), acompanhando a crescente demanda de envidraçamento de sacada por proprietários de apartamentos, desenvolveu a NBR 16259 - Sistemas de Envidraçamento de Sacadas - Requisitos e Métodos de Ensaio.

A normativa estabelece requisitos e métodos de ensaio para assegurar o desempenho dos sistemas de envidraçamento de sacadas em edificações de uso público ou privado. Entre as diretrizes do texto, está a necessidade do cálculo estrutural do prédio para aprovação do projeto e a avaliação do acréscimo do peso do sistema sobre o peso total da edificação - é preciso multiplicar o peso do envidraçamento pelo número de unidades total do prédio para estabelecer quanto a estrutura deverá suportar.

A NBR 16259 foi criada pelo Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-037), responsável pela normalização de vidros planos, envolvendo materiais e propriedades dimensionais no que pertence à terminologia, requisitos, métodos de ensaio e generalidades.

Para acessar a normativa, clique aqui.

Leia mais:
 

publicidade

publicidade

Destaques da Loja Pini

A consulta dos profissionais ao site CONSTRUNORMAS não substitui, em hipótese alguma, o exame detalhado das normas técnicas vigentes junto à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Pelo contrário, as interpretações e apontamentos reunidos no site visam facilitar e estimular o consumo frequente das informações integralmente contidas nos textos das normas, comercializadas nos canais autorizados pela ABNT (http://www.abnt.org.br/)