publicidade

Notícias >>

ABNT realiza consulta pública de norma de revestimentos cerâmicos para paredes externas

Revisão da NBR 13755 torna obrigatória a criação de projetos específicos para fachadas

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb
16/Agosto/2017

Está em consulta pública até o dia 10 de setembro a revisão da NBR 13755 - Projeto e Execução de Revestimentos Cerâmicos de Fachadas e Paredes Externas com a Utilização de Argamassa Colante, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O texto, que passa a ter 63 páginas, altera itens como o índice de argamassa colante, emboço, fachadas e cerâmica.

Marcelo Scandaroli

Uma das principais mudanças foi a inclusão de uma subfaixa para o índice de argamassa colante para revestimentos cerâmicos entre 0,3 Mpa e 0,5 Mpa. "Essa faixa foi criada e ampliada para garantir maior durabilidade do revestimento. Foi criado esse novo ensaio para a resistência superficial do emboço, que deu uma margem maior de escolha ao projetista", comentou, em entrevista para a Construção Mercado 190 (maio de 2017), Maurício Resende, secretário da comissão 189000-003 da ABNT e consultor técnico do Centro Cerâmico do Brasil.

A NBR 13755 também inclui recomendações para a criação de projetos de fachadas. "Detectamos que as fachadas devem ter projeto. Não precisa ser feito necessariamente por terceiros, mas por alguém internamente, na empresa, e que considere as melhores especificações de materiais e de procedimentos de execução e controle do revestimento", diz Resende.

Houve mudança na limitação do tamanho da cerâmica, que era estabelecida em 440 cm². "Decidiu-se que o tamanho da cerâmica a ser usada na fachada ficará a critério dos projetistas, assim como o método construtivo de aplicação das peças. Imaginamos que, como vai ter um projetista pensando especialmente na fachada, não será preciso ter definições prévias dos tamanhos de cerâmica", ressalta o consultor.

"Considero que a evolução da norma é significativa e trará excelentes resultados na prática. A mudança conceitual de uma norma restritiva e inflexível para um guia com considerações desde o projeto até o controle de execução, devem fazer da norma um documento técnico de grande utilidade no dia a dia", afirma a gerente da Gail Cerâmica, Amanda de Andrade Neme.

Para participar da consulta pública, clique aqui e acesse o site da ABNT.

Leia mais:
Revisão da NBR 13755 produz manual para a concepção de revestimentos cerâmicos de fachadas

publicidade

publicidade

Destaques da Loja Pini

A consulta dos profissionais ao site CONSTRUNORMAS não substitui, em hipótese alguma, o exame detalhado das normas técnicas vigentes junto à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Pelo contrário, as interpretações e apontamentos reunidos no site visam facilitar e estimular o consumo frequente das informações integralmente contidas nos textos das normas, comercializadas nos canais autorizados pela ABNT (http://www.abnt.org.br/)