publicidade

Notícias >>

ABNT publica texto revisado da norma de revestimentos resilientes para pisos

Veja o que mudou nas partes 1 e 2 da NBR 14917, sobre o sistema com manta (rolo) ou placa (régua) vínica flexível homogênea ou heterogênea em PVC

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb
9/Março/2017

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou nesta semana as partes 1 e 2 da NBR 14917 - Revestimentos Resilientes para Pisos - Manta (Rolo) ou Placa (Régua) Vinílica Flexível Homogênea ou Heterogênea em PVC. Os textos, que ficaram em consulta pública no início do ano, foram revisados pelo comitê CEE-202 Revestimentos de Pisos Vinílicos e de Linóleo Semiflexíveis.

A parte 1 da NBR 14917 trata dos requisitos, características e classes do sistema, enquanto a parte 2 fala dos procedimentos para seleção, utilização, instalação, conservação e limpeza. Segundo a CEE-202, os textos foram atualizados conforme as normas europeias EN 15038:2006, que define requisitos de qualidade e certifica os serviços de tradução, e ISO, que oferece uma padronização para a implementação de Sistema de Gestão de Qualidade.

Foi incluído também, informações relacionadas a presença de metais pesados e ftalatos na composição de pisos vinílicos para projetistas e usuários, este conteúdo deve estar presente em embalagens, junto ao total de compostos orgânicos voláteis (TCV). Esta medida aumento na segurança dos consumidores do produto.

Clique aqui para acessar a Parte 1 e a Parte 2 da NBR 14917.

publicidade

publicidade

Destaques da Loja Pini

A consulta dos profissionais ao site CONSTRUNORMAS não substitui, em hipótese alguma, o exame detalhado das normas técnicas vigentes junto à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Pelo contrário, as interpretações e apontamentos reunidos no site visam facilitar e estimular o consumo frequente das informações integralmente contidas nos textos das normas, comercializadas nos canais autorizados pela ABNT (http://www.abnt.org.br/)